jueves, 24 de julio de 2008

E esse tempo...

Eu ia dizer que, estranhamente, o inverno estava mais frio em maio, quando chegamos, do que agora, em julho. Mas ontem nevou, na montanha aqui na frente de casa!! Ela era assim: E ficou assim: Será que esse ano teremos neve na cidade?! Iupiiiii!!!

lunes, 14 de julio de 2008

Hogar, dulce hogar

Estou em casa!!

Essa frase pode parecer boba, mas não para quem morou mais de um mês em um hotel. Chega de morar num cômodo único, com gente querendo limpar seu quarto quando você está morrendo de sono, ou querendo apertar o botão do elevador pra você, porque aparentemente isso dá muito trabalho...

É incrível como parece muito mais legal ter um lugar só seu, pra você limpar, pra você cozinhar, pra você arrumar. SÓ SEU!! E com uma vista que dispensa comentários...

Mas, devo dizer, que cidade empoeirada essa! Ainda bem que compramos um bom aspirador de pó; esse é o eletrodoméstico mais útil até agora.

lunes, 30 de junio de 2008

Neve para todos os lados!

SONHO REALIZADO!!
Consegui ver a neve!!! Demorou, mas valeu a pena!!
No último final de semana, fomos para Farellones, a estação de esqui mais próxima de Santiago. São só 40 km daqui, mas num caminho apertado e cheio de curvas TERRÍVEIS!! Por conta disso, quase não pude aproveitar o momento... cheguei lá em cima SUPER enjoada!! Mas tudo bem, foi só esperar um pouco, que passou.

O lugar, como podem ver, é lindo! Fizemos uma aula de esqui, eu e o Paulo, mas confesso que pra mim foi bem difícil. Tivemos que aprender a andar com o esqui, antes de descer a colina, e isso é BEM cansativo! Sem contar que eu morro de medo de alta velocidade, e fiquei bem tensa quando comecei a descer rápido. Não é tão difícil controlar os esquis, mas quando se está meio em pânico, pode não ser tão fácil, haha! E talvez, por causa dessa tensão, somada à altitude (2.400m), ao fato de estar umas 3 horas sem comer, à minha pressão baixa e ao cansaço, eu acabei passando um pouco mal. Fiquei lá, sentada na neve, enquanto o Paulo esquiava um pouco mais. Bah!!

Tudo bem, essa minha primeira experiência não foi tão memorável, mas isso não me permite menosprezar o fato de que EU VI A NEVE!!! (agora só me falta ver baleias e uma aurora boreal!)

Ah, então vendo essa grande névoa, que quase cobre as montanhas? É Santiago,lá embaixo!!

martes, 24 de junio de 2008

La cuenta, por favor

Questões curiosas, sobre as contas aqui no Chile:
- O serviço NUNCA vem incluso. Você pode dar qualquer valor que queira (é só escrever na própria conta, tem um campo específico pra isso), ou dizer simplesmente que vai dar 10%.
- Aqui também usam vale-refeição, mas sempre no formato de papel (ainda não existe em cartão). A questão é que, quando você paga com tíquete, eles não dão troco! Ou seja, se o seu tíquete é de 2.000 pesos, e a conta deu 1.400 pesos, azar o seu! Perdeu 600.
- Por outro lado, quando se paga em dinheiro, o troco sempre vem certinho, mesmo com os preços malucos que eles colocam aqui. Por exemplo, se você compra algo de 499 pesos no mercado, vai receber uma moeda de 1 peso de troco. 1 PESO! Lembrem-se de que estamos falando de pesos chilenos. 1 peso chileno equivale a... 0,003 reais! Por isso, estou colecionando moedinhas de 1 peso, que são super bonitinhas, pra guardar de recordação, hehe!
- Mas às vezes, quando o troco é pequeno, tipo 10 pesos, a caixa pergunta se você quer doar pra instituição de caridade que eles apóiam. E aí, vejam só, não se trata de colocar a moedinha numa caixinha qualquer; a doação aparece discriminada na nota fiscal! Que correto, não?

lunes, 23 de junio de 2008

Taiko!

Depois de 4 anos de curso de taiko, eu e o Paulo tivemos a oportunidade de participar da semana cultural do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Foram duas apresentações, uma no Grande Auditório do Anhembi (não tenho fotos, uma pena!), e outra no Sambódromo, em cima de um trio elétrico!! É impossível descrever a sensação de tocar pra uma platéia ao vivo. Sempre tivemos uma recepção ótima do público, você sai com o coração a mil, cheio de orgulho! No auditório do Anhembi fomos aplaudidos de pé e até pediram bis, pena que o cronograma de várias apresentações no dia não permitiu que ficássemos mais tempo no palco. E, no Sambódromo, nada melhor que um bom "Taiko de Samba" pra empolgar o pessoal que esperava a chegada do príncipe Naruhito!!
É, as aulas de quarta-feira à noite vão fazer MUITA falta... uma pena não existir curso de taiko aqui em Santiago (também, não tem nenhum japonês além de mim! haha!).
Deixo aqui meu "arigatou gosaimassu" ao sensei Setsuo Kinoshita, ao Kenji e a todo pessoal do Setsuo Kinoshita Taiko Group e do Wadaiko Sho, um dia ainda vamos tocar juntos de novo!! Vocês aí de São Paulo podem conferir a agenda de shows no site www.taiko.com.br e, por que não, podem fazer as aulas, garanto que vale a pena! Sem falar que o Tutu e a Ligia ainda continuam tocando, então façam o favor de ir aos shows para prestigiar meus amigos também! :)

Ah, e olhem só, a gente saiu numa foto do UOL, iuhuuuu! (ainda bem que toquei de óculos, assim facilita pra me achar na foto)

SCL-GRU

SCL é a sigla para o aeroporto Arturo Merino Benitez, ou "Aeropuerto de Santiago de Chile". GRU, é claro, é a sigla para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

No último dia 14 de junho, fiz uma viagem de volta para casa. E, quanto à vista do avião, foi a viagem mais bonita de todas, que mereceu até um post isolado.

Saímos de Santiago perto do meio-dia, e boa parte do trajeto estava sem nuvens! Logo que o avião (da Swiss Air) decolou, já deu pra ver a cidade abaixo, encoberta pela névoa+poluição, com os Andes ao fundo.

Logo em seguida, o avião dá uma breve volta em direção ao litoral, para depois seguir de novo para o leste (creio que é pra ganhar altitude aos poucos, porque ultrapassar os Andes de uma vez é difícil, já que estão colados em Santiago). Com isso, deu pra ver o conjunto de morros que preenche o caminho até a praia. Na foto não está tão nítido, mas no horizonte dá pra ver o mar! (deve ser Valparaíso ou Viña del Mar, pela distância)

Divertido é ver como parece simples "fazer" uma cordilheira nevada! Desse conjunto de morros e montanhas, dá pra ver direitinho onde começa a parte com neve, que continua por um tempo, até acabar "de repente", num trecho totalmente plano, que já é a Argentina!

Infelizmente, depois disso e até chegar perto de SP, a paisagem ficou encoberta pelas nuvens. Mas pra compansar, pegamos uma tarde maravilhosa no litoral sul de São Paulo! (geralmente os aviões não passam pelo litoral para ir pra Guarulhos, mas ainda bem que o vôo da Swiss Air passa!) Sei que estávamos quase no inverno, mas até deu uma vontade de pegar uma praia pra curtir o céu bonito! (se alguém reconhecer essa região, me avise! Afinal, esse rio que segue paralelo ao mar e vai para o interior me parece algo muito particular...)

Também me chamou a atenção como as montanhas parecem "perto" do mar, vendo lá de cima! Parece até estranho que possa "subir" uma serra tão isolada, nessa região plana à beira mar. (tudo bem que talvez não seja tão plano assim, mas parece, por causa da névoa)

E, finalmente, já chegando a São Paulo, passamos pelo que acredito ser a represa Billings (por essa cara de "raiz de árvore"). A água iluminada pelo sol fez com que nem desse pra ver a parte urbanizada em volta da represa, o que deixou tudo mais bonito.

Bom, depois disso a paisagem virou o que vocês já conhecem: uma cidade de concreto, toda cinza e sem graça. Nem valia a pena tirar foto. Mas agora já sabem: quando vierem me visitar em Santiago, dêem um jeito de viajar de dia, porque o trajeto também vale a passagem!!

viernes, 13 de junio de 2008

Comercial da Pepsi

Uma das coisas legais sobre ir ao cinema aqui em Santiago, é a chance de ver esse comercial da Pepsi.
(o Blogger não quis colocar o vídeo direto na postagem, por isso só pus o link)

Não é uma idéia totalmente original, eu sei, mas é um trabalho super bacana, daqueles que são mega difíceis de fazer, mas que no final fez a equipe de produção se olhar satisfeita: "Pô, ficou animal!"
Dá vontade de ver várias vezes, pra prestar atenção em cada quadro com calma. Mas pena que a imagem do Youtube é ruim! Não dá pra ver direito, mas quem aparece no primeiro quadro é o Ronaldinho Gaúcho!

Não sei se o comercial passa no Brasil, mas tomara que sim!

A música, descobri, é do The Cloud Room, e se chama "Hey Now Now".

miércoles, 11 de junio de 2008

Pueblito Los Dominicos

Esse nome simpático, "Pueblito Los Dominicos", é do centro de artesanato mais importante de Santiago, um lugar que se destaca totalmente do bairro urbanizado em que está. (parte oriente de Las Condes)
Resumidamente, segundo a História, o local todo já pertenceu a uma única família, depois à ordem de sacerdotes "Dominicos" (por isso o nome), que construiu pequenas "casinhas" para camponeses da região. Essas casinhas, mais tarde, abrigaram ateliês que artesãos, que fizeram do Pueblito o que ele é hoje.

São 160 lojas/ateliês, que vendem artesanatos chilenos de todos os tipos e de toda parte do país. Você anda por várias "ruas" lá dentro, e na saída ainda pode tomar um café ou visitar a igreja local, que foi construída por aquela primeira família a viver ali. Tem ainda um teatro, muito simples e também antigo, que sempre apresenta peças educativas pra crianças.
Em 2009, vai ficar pronta uma estação de metrô bem ao lado do Pueblito. Tomara que isso ajude a trazer mais gente ao lugar, que é extremamente simpático e vale a visita!